Instantes

Alzheimer

Inspiração

O dia mundial do doente de Alzheimer sofre do mesmo mal da doença. Para consciencializar os jovens acerca desta realidade. Criámos duas ações digitais, em anos distintos, para que este dia não caísse no esquecimento como é habitual. Relembrando também que ninguém é imune à doença.

Inspiração

Ideia

Ideia

Na primeira campanha, recorremos ao Snapchat e à sua principal característica (não guardar mensagens) para mostrar ao público em geral o que sente um doente de Alzheimer. Assim, durante duas semanas enviámos diariamente fotografias de momentos marcantes da vida de alguém, que podiam ser vistas apenas por 5 segundos e depois desapareciam para sempre. Aparecendo a mensagem “Para algumas pessoas o momento mais importante da vida vai desaparecer”.

Na segunda campanha, recorremos ao Instagram convidando várias figuras públicas para publicarem uma fotografia desfocada. Parecendo uma publicação com falha de carregamento. Ao clicarem na fotografia os utilizadores apercebiam-se de imediato que não havia falha de carregamento e eram redireccionados para a nossa página (instantesalzheimer), onde eram confrontados com uma galeria de fotos em branco correspondentes a histórias de pessoas reais que sofrem da doença.

Resultados

Tanto numa como noutra campanha, atingimos o nosso principal objectivo. Fomos falados conscientemente um pouco por todo o lado e sobretudo lembrados.
Através da ação no snapchat chegámos a 48 países e aumentámos exponencialmente alguns números relativos à associação, como pág. de fãs, pesquisa Google ou donativos. Atingindo por fim uma PR Valeu de 40.000,00€ em duas semanas de campanha.
Já através do Instagram num único dia, com uma ação num único meio, atingimos um PR Valeu de 30, 266,40€.

Galeria