CAIS

Apareceu

Inspiração

A Associação CAIS celebra 20 anos e para o assinalar pede-nos para criarmos uma campanha que ajude a sensibilizar o público para a verdadeira função da associação: ajudar a reintegrar socialmente pessoas vítimas de exclusão.

Paralelamente, e como sempre, é importante que essa comunicação cumpra outra importante função: para continuar a fazer o seu trabalho, a CAIS precisa de aumentar os donativos que recebe.

Inspiração
Ideia

Ideia

Habitualmente, quando alguém desaparece, são feitos cartazes de “Desapareceu”, procurando que a sua ausência seja notada e haja uma resposta imediata. Mas ninguém faz esses mesmos cartazes quando se trata de vítimas de exclusão social. Elas efetivamente também desaparecem da sociedade, tornam-se simplesmente invisíveis para todos.

Inspirados por este insight, utilizámos na nossa campanha cartazes em tudo semelhantes aos referidos, com a grande diferença de em vez de “Desapareceu” dizerem "Apareceu" e em vez de pessoas de que não se conhece o paradeiro serem retratadas histórias de pessoas que, com o apoio da CAIS, conseguiram dar uma volta às suas vidas e reaparecer como membros produtivos da sociedade.

A comunicação estendia-se dos cartazes para o site da CAIS, onde era possível conhecer com maior profundidade as histórias reais dos casos ajudados na Associação, perceber o seu trabalho e fazer então o donativo ou tornar-se sócio e ajudar a CAIS a criar mais casos de sucesso.


Resultados

Passámos de 9 chamadas com donativos em todo o mês de junho para uma média superior a 1000 por mês, de julho a setembro. Um aumento superior a 11.111%.
No mesmo período, a revista CAIS – outra importante forma de financiamento – passou de 12.000 exemplares vendidos para 15.000.
O acesso à página de donativos da CAIS subiu de 1226 sessões em junho para 2782 em agosto.
O PR value conseguido pela campanha – earn media uma vez que estamos a falar duma instituição de solidariedade social – foi de 1,139,457€.

Prémios:
Prémios Lusos 2014: Grande Prémio na Categoria Relações Públicas - Media Espontânea em Campanha de Publicidade;
Ouro na Categoria Publicidade - Poster;
Bronze na Categoria Eficácia;
Shortlist na Categoria Ativação – Ativação na Via pública.

Prémios de Criatividade Meios e Publicidade 2015: Prata na Categoria Outdoor;
Bronze na Categoria Responsabilidade Social.

Clube de Criativos de Portugal: Prata na Categoria Marketing Relacional – Causas Sociais;
Prata na Categoria Meios – Causa Sociais;
Shortlist na Categoria Publicidade – Melhor Poster.


Resultados